Se você quer ter um evento bem divulgado, precisa pensar em diversas estratégias para torná-lo mais conhecido, concorda? Nesse sentido, investir no universo online é essencial para atrair um público qualificado. No entanto, quando o assunto é divulgação de eventos, você jamais pode deixar de lado os materiais impressos.
Marketing on e offline precisam caminhar juntos. Esse último é baseado em diversas estratégias tradicionais de mídia e, ao contrário do que muitos pensam, não é uma ferramenta ultrapassada. Então, que tal aprender um pouco mais sobre ele? Continue a leitura e saiba mais!
Entenda quais são as principais vantagens de investir nos materiais impressos
O marketing online costuma ter um grande potencial de conversão. Mas isso não significa que você deve investir apenas nele para a divulgação de eventos. Pelo contrário: combiná-lo com o offline é uma ótima sacada para agregar valor às suas campanhas.
Muitas pessoas, na correria diária, talvez não tenham tempo para abrir um e-mail ou conferir uma atualização no site do seu evento. Por isso, investir no marketing offline como um complemento para as suas campanhas digitais é interessante para ter a certeza de que o público-alvo recebeu as informações necessárias.
Veja quais são os materiais impressos que você pode utilizar na divulgação de eventos
Existem diversos materiais que podem servir de suporte ao marketing online do seu evento. Veja quais são eles!
Panfletos
Os panfletos devem ser distribuídos em pontos estratégicos da cidade onde ocorrerá o evento e/ou que concentra potenciais participantes. Por exemplo, se você organiza um simpósio de nutrição, aproveite para fazer uma ação de panfletagem nas instituições de ensino que oferecem esse curso.
Cartazes
Cartazes são importantes para chamar a atenção do público. Eles podem ser distribuídos para os apoiadores, patrocinadores e parceiros. Dessa maneira, também ajudam na divulgação de eventos.
Anúncios em jornais
Certamente, a sua cidade tem um jornal próprio. Portanto, crie um anúncio interessante para divulgar o seu evento. Afinal, o marketing impresso tem um poder regional muito grande.
Anúncios em revistas do segmento
Procure saber se há algum veículo impresso na sua região que seja da área do seu evento.
Por exemplo, se você organiza um workshop para arquitetos, avalie se há alguma revista ou outro material local que possa ajudar na divulgação.
Assim, é mais uma oportunidade para que a sua mensagem alcance o público-alvo do seu evento.
Outdoors
Procure pontos estratégicos da sua cidade e anuncie em outdoors. Se você criar uma arte incrível, com certeza vai ser difícil passar por esses locais e não ficar sabendo do seu evento.
Programação
Os participantes do evento precisam receber a programação completa para se orientarem melhor.
Em um material impresso, você pode informar horários, locais, palestrantes e temas. Por exemplo:
- horário: 9 horas;
- local: Auditório A;
- palestrante: Heitor Gonçalves, nutricionista;
- tema: Os desafios da profissão para a próxima década.
Também é possível fornecer um mapa do local do evento.
Bloco de notas
Outra alternativa é investir em um bloco de notas personalizado. Você pode trabalhar uma arte interessante e estratégica na capa, inserir algumas folhas com o conteúdo do evento e deixar o restante do material com marcas d’água para o participante fazer as suas anotações.
Pastas
Principalmente se você organiza algum tipo de evento científico, é muito interessante investir em pastas para que os convidados organizem os seus materiais.
Brindes
Os brindes também são ótimos para divulgar a sua marca no pós-evento. Por isso, aposte em materiais que sejam úteis e interessantes. Assim, o público ajuda a propagar a sua empresa mesmo depois da ação.
Confira como produzir peças informativas e estratégicas
Agora que você viu algumas ideias de marketing offline que podem contribuir com a divulgação de eventos, vamos conferir algumas dicas essenciais para elaborar esses materiais. Confira!
- insira informações essenciais do seu evento: não se esqueça dos dados principais, como data, horário, local e valor;
- crie chamadas atrativas e persuasivas: prenda a atenção do seu público com frases inteligentes e instigantes;
- revise muito bem ortografia e gramática: peças com erros de português podem prejudicar a imagem do seu evento;
- integre os materiais impressos com os online: insira um QR Code ou divulgue o site do evento para que o público acesse mais informações;
- utilize fotos e imagens de alta qualidade: um material de baixa qualidade faz com que a sua empresa perca a credibilidade;
- contrate uma empresa especializada: é preciso entender muito de design e diagramação para elaborar peças harmônicas.
Viu só? As peças on e offline podem andar juntas para alcançar um público qualificado. Agora que você aprendeu a importância dos materiais impressos na divulgação de eventos, que tal conferir algumas técnicas para divulgar nas redes sociais?