Os eventos como ferramenta de marketing são estratégias valiosas, pois eles fornecem oportunidades importantes de aproximação com o público, de divulgação qualificada de seus produtos ou serviços, de networking, aprendizado e entretenimento, entre outras coisas.
No entanto, se você ainda tem dúvidas se vale a pena incluir os eventos em seu mix de ações de marketing, confira, a seguir, alguns motivos que ajudam a demonstrar o poder desse instrumento para trazer uma série de resultados.
Afinal, por que usar eventos como ferramenta de marketing?
Como outras estratégias, os eventos como ferramenta de marketing, de fato, só serão efetivos a partir de um planejamento consistente, de uma organização qualificada e do oferecimento da melhor experiência possível ao participante.
A partir disso, os eventos como ferramenta de marketing podem:
Fortalecer a marca e alcançar outros objetivos de branding
Os eventos são recursos valiosos para as estratégias de branding. Por meio deles, consegue-se tornar mais conhecida, valorizada e fortalecida a marca da empresa ou, mesmo, do próprio evento.
Eles permitem que se moldem e nutram percepções duradouras sobre a marca, posicionamentos de negócio e credibilidade da empresa ou do evento em seu nicho de mercado.
Isso porque a experiência sensorial de um evento possibilita que seus participantes se envolvam de uma maneira real, significativa e memorável com sua marca — algo no qual outras ferramentas de marketing podem enfrentar dificuldades para igualar.
Experiências inovadoras durante eventos motivam seus participantes não apenas a se aproximarem e admirarem sua marca, como também a compartilharem recomendações e conteúdos. Isso é excelente para conquistar clientes sem gerar novos custos de captação ao negócio.
De fato, conforme levantamento, 8 em cada 10 pessoas que participam de um evento falam sobre essa experiência a terceiros, o que ajuda a tornar sua marca mais conhecida.
Estreitar relacionamentos
O ambiente digital oferece oportunidades preciosas de negócios para qualquer organização. No entanto, essas podem ser potencializadas e expandidas a partir dos eventos como ferramenta de marketing.
Isso porque esse tipo de ação, que proporciona um contato presencial e um envolvimento genuíno, ajuda a criar e a fortalecer vínculos emocionais entre o público e a instituição, conectando-os de modo mais consistente e elevando seu poder de influência.
Em plena Era da Experiência, o evento proporciona momentos memoráveis e valiosos para as pessoas, o que cria um diferencial e tanto para sua organização em tempos de hiperconcorrência.
Lançar produtos e/ou serviços
Para situações de lançamento de novos produtos ou serviços, os eventos podem realmente ser grandes aliados.
Eles fornecem uma oportunidade bastante qualificada de reunir todos os stakeholders — imprensa, público final, funcionários, fornecedores etc — para conhecerem de modo atrativo a novidade. E isso a um custo comumente menor de lançamento do que outras estratégias de marketing.
Tais tipos de evento ainda podem ser potencializados para atingir um público maior e mais capilarizado geograficamente, quando transmitidos via streaming no site ou aplicativo da organização, por exemplo.
Impulsionar vendas e concretizar negócios
Esse é outro grande poder em potencial dos eventos: eles são excelentes ambientes para geração de vendas e concretização de negócios.
Eles permitem que negociações sejam feitas olho no olho e em tempo real, conferindo confiabilidade e urgência no aproveitamento da proposta.
Nos eventos, é possível fazer a apresentação de produtos ou serviços, promover sessões de demonstração e tirar rapidamente as dúvidas do público, entre outras ações que estimulam oportunidades de negócios.
Portanto, não é à toa que 84% dos executivos consultados em uma pesquisa afirmaram acreditar que os eventos são ações críticas para o sucesso geral de uma empresa.
Estimular o networking
Mesmo que o digital seja parte cada vez maior de nossa rotina, negócios ainda são feitos de e para pessoas.
Portanto, estimular essa relação e o networking continua sendo uma prática essencial para organizações de qualquer porte ou segmento.
Ao fazer essa aproximação, cria-se uma ponte entre a instituição, seu público de interesse e possíveis parceiros de negócios que é bastante valorosa.
Promover premiações
Os eventos como ferramenta de marketing também podem ser utilizados na promoção de premiações voltadas tanto ao público interno quanto ao externo.
Momentos como reconhecimento de funcionários jubilados ou de melhor desempenho, quando feitos em um evento bem organizado, tornam a ação ainda mais especial e memorável para os envolvidos, o que favorece comprometimento, motivação e produtividade.
Já aqueles eventos voltados ao público externo — como marcas preferidas ou lembradas, empresas destaque em seu segmento etc — também fornecem momentos extremamente qualificados de interação com o mercado e criação de autoridade para a organizadora.
E então, ficou mais claro agora por que utilizar eventos como ferramenta de marketing? Para continuar se informando sobre esse e outros temas, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.