Pensar estrategicamente em uma pesquisa de satisfação para eventos é uma forma de medir resultados, entender o seu público-alvo e conhecer as impressões sobre a ação para, consequentemente, ser ainda mais certeiro nas próximas edições.
A pesquisa também ajuda em outros aspectos importantes, como identificar pontos de melhoria e obter insights para novas atividades, entre outras questões que contribuirão para o aprimoramento do evento e seu sucesso.
As pessoas envolvidas no planejamento e na execução do evento, geralmente, não conseguem observar todos os pontos positivos e aqueles a melhorar. No entanto, com o feedback dos participantes, é possível entender se os conteúdos agradaram, se os palestrantes atenderam às expectativas, se as refeições foram bem servidas etc.
Portanto, a pesquisa de satisfação para eventos é um instrumento altamente estratégico. Que tal saber mais sobre como utilizá-la em suas ações? Para isso, continue a leitura do artigo de hoje!
Defina o formato de sua pesquisa de satisfação para eventos
Antes de pensar nas perguntas, é necessário definir o formato do questionário: online (via e-mail ou serviços como Formulários Google e SurveyMonkey), impresso, contato direto com os participantes via telefone ou WhatsApp etc.
Escolha a melhor opção de acordo com os interesses da sua equipe e as preferências de seu público.
Lembre-se de solicitar o opt-in (isso é, o aceite dos participantes para receberem informações e contatos de seu evento) com antecedência. Assim, suas mensagens não serão vistas como spam e você manterá um relacionamento mais próspero com seu público.
Divida o questionário em seções
Para não se esquecer de tópicos importantes, experimente dividir o questionário em seções. Por exemplo, inscrição e credenciamento; conteúdo programático e palestrantes; alimentação e lazer; etc.
A partir dessas seções, inclua um número pequeno de perguntas realmente relevantes para avaliar a satisfação de seu público com o evento.
Estipule o número de perguntas
Nesse momento, é importante saber quantas perguntas você fará. Lembre-se de focar nos pontos principais, sem sobrecarregar seu público com questões desnecessárias e demandar muito do tempo dele. De fato, quanto menos perguntas você fizer, provavelmente mais respostas terá.
Por isso, antes de incluir qualquer pergunta, avalie qual é a sua finalidade. Por exemplo: se você solicitar na identificação o endereço físico do participante, para que utilizará essa informação? Lembre-se também de que certas informações — como o endereço do participante, por exemplo — já poderão ter sido coletadas no formulário de inscrição, então, não precisa repeti-las!
Prefira um questionário fechado ou semiaberto
Questionários fechados (com perguntas objetivas e alternativas para escolha) ou semiabertos (que têm algumas questões fechadas e outras com espaço para o público escrever livremente sua resposta) são mais fáceis para computar as informações. Também são mais atrativos para o participante, por serem mais rápidos e práticos de responder.
Lembre-se de que respostas abertas possibilitam feedbacks totalmente diferentes, sendo mais difícil para analisar os resultados e gerar percentuais de satisfação, por exemplo.
Então, você poderá seguir dessa maneira:
Você recomendaria este evento para um amigo?
( ) Sim
( ) Não
No entanto, há situações nas quais obter um retorno mais específico pode se fazer importante. No exemplo acima, logo após essa pergunta, você poderia incluir:
Em caso negativo, qual é o principal motivo para não recomendar este evento?
Com isso, é possível obter insights valiosos para resoluções de gargalos que estejam impactando negativamente na experiência de seu público.
Elabore estrategicamente a primeira pergunta do formulário
Você pode começar o seu questionário solicitando para o participante dar uma nota geral para o evento. Para essa questão, é possível utilizar uma escala — por exemplo, de 1 a 5 —, o que facilita sua participação e agiliza o preenchimento.
O ideal é que o entrevistado dê a nota geral antes de refletir sobre outras perguntas específicas. Dessa forma, ele estará realmente falando de sua percepção do evento como um todo.
Questione sobre os elementos principais relacionados à organização do evento
É claro que, neste caso, as perguntas vão depender do escopo do evento, do que você pretende saber e dos interesses do seu público. Mas questões que sugerem respostas sobre avaliação do espaço, variedade de temas, desempenho dos palestrantes, opções de comes e bebes, segurança, transporte, divulgação, organização e outras podem ser utilizadas.
Gere inteligência a partir dos resultados da pesquisa de satisfação para eventos
Lembre-se: dados só geram inteligência se consolidados e avaliados para orientar ações. Por isso, de nada adianta apenas aplicar a pesquisa de satisfação para eventos se seus resultados não forem utilizados.
O índice geral de satisfação, por exemplo, pode ser um dado atrativo para incluir na divulgação das futuras edições.
As contribuições dos participantes devem ser detalhadamente avaliadas para melhorar ainda mais sua ação e adequá-la às preferências de seu público de interesse.
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