Organizar um evento é uma grande responsabilidade. Afinal, é preciso escolher o melhor formato, ter muito planejamento estratégico e pensar em ações que realmente encantem o público. Por isso, conhecer os principais tipos de eventos científicos é fundamental para acertar.
Identificar o formato que atinja os objetivos do seu evento e, ao mesmo tempo, seja ideal para o seu público é sinônimo de garantir o sucesso de todas as suas estratégias. Então, vamos conhecer os principais tipos de eventos científicos? Continue conosco!
Palestra: um dos principais tipos de eventos científicos
Em uma palestra há um ou mais especialistas em um determinado tema, que apresentam ao público estudos, pensamentos e ideais. Ao final, os participantes podem fazer perguntas para que compreendam melhor o assunto.
Painel
No painel, há um encontro de especialistas, que debatem uma determinada temática. Nesse caso, os participantes atuam como ouvintes e não podem formular perguntas ou apresentar sugestões sobre o tema.
Congresso
Um congresso pode durar um turno ou até semanas. Ele tem como objetivos apresentar trabalhos, discutir um assunto, trocar ideias e detalhar propostas. Normalmente, é conduzido por um orador, responsável por fazer a introdução, o desenvolvimento e a conclusão da temática abordada.
Jornada
As jornadas acontecem quando grupos de profissionais se encontram para discutir e definir alguns caminhos que podem ajudar na trajetória das suas profissões. Portanto, os temas precisam ser de interesse de todos para que, juntos, encontrem uma solução para determinado problema.
Mesa-redonda
A mesa-redonda normalmente acontece dentro de outros eventos, fazendo parte da sua programação. Assim, há um debate entre as pessoas envolvidas, que conversam sobre um assunto em comum. Também há um moderador, que fica na mesa e ajuda a organizar as perguntas para um especialista no assunto.
Seminário
Um dos principais tipos de eventos científicos é o seminário. Nele, há a exposição e discussão de um determinado assunto. Dessa maneira, acontece uma troca de experiências: cada participante tem a oportunidade de expressar o seu ponto de vista baseado em estudos. Ao final, o grupo chega em uma conclusão de comum acordo.
Fórum
O principal objetivo do fórum é trocar ideias sobre um assunto de interesse do público. Para tanto, há a exposição de uma temática. Os participantes dão a sua opinião sobre ela e, juntos, constroem teorias e ideias interessantes. Ele é ministrado por especialistas, que conduzem as discussões e tiram as dúvidas dos envolvidos.
Curso
O curso é um dos tipos de eventos científicos mais comuns. Dificilmente encontramos uma pessoa que não tenha participado de um. Ele pode ser teórico, prático ou ambos. Basicamente, há um especialista que repassa ao público os seus conhecimentos sobre determinado assunto.
Conferência
Se você quer apostar em um dos tipos de eventos científicos mais formais, a conferência pode ser uma boa alternativa. Nela, reúnem-se especialistas para debater sobre um determinado assunto. Quem conduz a ação é o presidente de mesa. Também é necessário um moderador, que deve selecionar as perguntas a serem feitas.
Workshop
Um workshop costuma ser um evento científico menos formal, pois há a troca de aprendizagem de uma maneira mais dinâmica e divertida. Focado na prática, normalmente ele é realizado para pequenos grupos de pessoas, de modo a facilitar o aprendizado. Ao final, os participantes ganham certificados que atestam que aprenderam o que foi proposto.
Simpósio
Basicamente, um simpósio é uma reunião de especialistas em um determinado assunto, que conta com um moderador para a condução. Esse formato permite discutir assuntos específicos para gerar um entendimento melhor sobre determinado conteúdo.
Encontro
Em um encontro científico, diversas pessoas que estão na mesma área de atuação se encontram para conversar sobre determinados temas. Assim, há um debate de assuntos atuais, polêmicos ou até corriqueiros. Os participantes podem ou não encontrar uma solução para o problema inicial.
Conhecer os principais tipos de eventos científicos é fundamental para acertar na escolha e garantir um ótimo planejamento. Dessa maneira, você envolve o público participante com os objetivos da ação, cumpre a sua missão de organizar um encontro eficaz e ainda garante o sucesso da sua iniciativa.
Agora que você aprendeu quais são os principais tipos de eventos científicos, que tal acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais? Estamos presentes nas principais delas: Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram!